Allan Dias Castro
Poeta e escritor, Allan Dias Castro impacta milhões de pessoas todos os dias com seus textos e reflexões através das suas redes sociais, músicas e livros publicados.
Poeta e escritor, Allan Dias Castro impacta milhões de pessoas todos os dias com seus textos e reflexões através das suas redes sociais, músicas e livros publicados. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Allan é formado em Comunicação Social pela ESPM-RS, e cursou Escrita Criativa na Escola de Escritores de Barcelona. Em 2019, lançou o livro “Voz ao verbo” pela editora Sextante. A obra, que teve apresentação de Luis Fernando Verissimo e Braulio Bessa, e contou com prefácio de Martha Medeiros, alcançou o selo Veja dos mais vendidos, e ficou entre os 10 mais bem colocados do jornal O Globo e do site Publishnews. O lançamento lotou livrarias em seus eventos no Brasil e até em Portugal.
O livro Voz ao verbo tem origem no projeto homônimo de poesia falada na internet. Os vídeos geraram enorme identificação com o público e ultrapassaram a surpreendente marca de 100 milhões de visualizações nas redes sociais, fazendo com que Allan venha cumprindo seu objetivo de facilitar o acesso do público à poesia. Seu terceiro livro “A Monja e o Poeta” , parceria com a Monja Coen, lançado em 2021 também pela Editora Sextante, desde seu pré-lançamento já é o livro mais vendido da categoria. Em agosto de 2023, novamente pela Editora Sextante, lançou seu mais novo livro “O colecionador de saudades”, que já está nas livrarias de todo o país.
Alguns formatos de Palestras de Allan Dias Castro
OS LOUCOS PODEM TUDO
TEMAS: CORAGEM, LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO
O objetivo desta palestra é perceber que também chamam de loucura aquilo que alguém que teve mais coragem foi lá e fez. A travessia que faremos neste encontro vai da insatisfação pessoal, até a a realização do que a maioria costuma chamar de impossível, chegando à percepção de que, sim, existe vida depois do medo. Para atravessarmos essa linha entre o que chamam de normal para mascarar o comodismo, precisamos perceber que nem todo talento cabe no diploma, e nem toda identidade cabe na carteira, juntos, vamos parar de perder tempo esperando a hora certa para ir buscar o que acreditamos. Afinal, a hora certa é agora.
FÔLEGO
TEMAS: RESILIÊNCIA, HUMANIZAÇÃO E EMPATIA
O objetivo desta palestra é percebermos que existe vida depois do medo. Tendo em mente a máxima de que só ajuda o outro quem está bem, para fazermos essa travessia, traremos um olhar para nossa identidade, conseguindo assim, retomar o controle do nosso barco para depois levar a calmaria aos que também precisam. A ideia do encontro com o poeta Allan Dias Castro é trazer um respiro de vida e poesia para retomarmos o fôlego e remarmos juntos até atravessarmos essa fase conturbada. Vamos juntos?
O SER HUMANO MAIS FORTE QUE EU CONHEÇO
TEMAS: INSPIRAÇÃO, CORAGEM E FAMÍLIA
O objetivo desta palestra é demonstrarmos o quanto o exemplo é o maior professor. A descoberta de nossa identidade através do respeito aos nossos pais e familiares são questões que fortalecem muito a diferenciação entre ser e ter. A ideia do encontro com o poeta Allan Dias Castro é perceber e fortalecer nossa base para podermos honrar nossas referências e inspirar novas gerações. E, para não vivermos de passado, respeitaremos a visita da saudade, mas olharemos juntos para o lado para vivermos com quem nos cerca momentos que gostaremos de lembrar futuramente. Vamos juntos criar esse álbum de presentes?
TRANSBORDAR
TEMAS: FELICIDADE, CONQUISTAS E TRANSCENDÊNCIA
O objetivo desta palestra é percebermos que felicidade é sempre uma conquista, nunca competição. Ao assumirmos a responsabilidade por nossos sonhos, objetivos e atitudes, perceberemos a importância de nos mantermos focados em evoluir sempre, afinal, os sorrisos estão no caminho, mas é preciso caminhar. Quando lembramos que todo sorriso aberto traz em si algumas cicatrizes, perceberemos que respeitar as dificuldades do outro é também valorizar os seus momentos mais felizes. Sim, precisamos valorizar e celebrar, passos, etapas e vitórias que nos trouxeram até quem somos hoje. A ideia do encontro com o poeta Allan Dias Castro é percebermos que a felicidade é uma fonte que só seca se você não regar. Ao estarmos fazendo a nossa parte, estaremos prontos para celebrar não só as nossas conquistas, mas também a dos que nos cercam. Vamos transbordar?
CONTINUIDADE
O DESAFIO DE SER UM PAI PRESENTE SEM TER A PRESENÇA DO MEU
TEMAS: FAMÍLIA, PATERNIDADE E RELACIONAMENTO
Entre o luto pela morte do pai e a felicidade pelo nascimento da filha, Allan Dias Castro nos leva a ver a saudade não mais através da tristeza da perda, mas como a celebração da grandiosidade da vida. Aqui o poeta divide o que aprendeu com seu pai, o que pretende ensinar para a filha, e, principalmente, o que tem aprendido com ela. Mesclando poesia com histórias pessoais, este é um mergulho nas memórias que todos nós compartilhamos: os almoços na casa da vó, as noites febris da infância, os causos na companhia dos amigos, os conselhos dos mais velhos para aplacar nossos medos. Allan nos oferece um olhar poético sobre o valor universal de tudo que vivemos ao lado de quem amamos – um sopro de vitalidade que nos faz pensar no que realmente importa.