Edney “Interney” Souza
Professor, Palestrante e Conselheiro de Tecnologia e Inovação – Começou 7 startups do zero.
Nascido em 1976 no bairro Alto da Riviera, região conhecida como Capão Redondo na cidade de São Paulo, cresceu numa família simples com mais 4 irmãs, filho de uma professora e um confeiteiro, estudou a vida toda em escola pública.
Aos 13 anos, teve a oportunidade de mudar completamente de vida após estudar programação básica em uma escola de cursos livres. No ano seguinte, com apenas 14 anos, iniciou sua vida profissional como programador júnior, o que lhe permitiu mais tarde pagar pela própria faculdade.
Formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP, trabalha no mercado de tecnologia desde 1990.
Desde 2006 fundou ou fez parte do time inicial de 7 startups (5 MarTechs, 1 EdTech e 1 HRTech), entre elas: Pólvora, boo-box e 00k. Seu blog, InterNey.net, foi reconhecido pelo IDG (International Data Group) como o blog mais popular da internet brasileira em 2006, 2007 e 2008. Desde 2009 é curador ou organizador de eventos como Campus Party Brasil e Recife, Media Performance Day, Social Media Week São Paulo e FuTeCH Summit.
É autor do livro “Transformação Digital: Mentalidade, Cultura, Negócios e Liderança na Era Digital” (2023) e co-autor dos livros “Para Entender a Internet” (2009) e “Marketing na Ciência da Informação” (2021). Em 2015 foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo por sua colaboração no desenvolvimento do mercado digital.
Em 2016 foi reconhecido como Top Voices pelo LinkedIn por ser um dos brasileiros que se destacou na rede. Em 2017 foi convidado como embaixador do Brasil na Viva Technology Paris.Desde 2017 faz parte do programa de influenciadores da SAP.
Em 2018 recebeu o Prêmio Digitalks como reconhecimento pelo desenvolvimento do mercado. Desde 2018 é reconhecido pelo Pinterest como Marketing Expert. Em 2019 participou do documentário “Hackers” disponível na Amazon Prime. Já foi professor titular ou convidado nas seguintes instituições: ESPM, Startse, PUC-RS, FMUSP, HH Academy, Domestika, FGV, UNICAMP, Mackenzie, Digital House, ComSchool, Trevisan, FAAP, Cásper Líbero, PUC-SP, UNIP, FECAP, SENAC, COMDPI, UFPA, Feevale e FUMEC/FCH.
Já forneceu treinamentos para empresas como Nivea Beiersdorf, Vivo, Record TV, Emporium da Beleza, Galderma, Playcenter, Ambev, UnitedHealth, Novartis, GrandVision by Fototica, Faber Castell, Astrazeneca, Bridgestone, Bain & Company, Votorantim e Meliá Hotels. Já foi colunista ou convidado em veículos como GloboNews, Band, SBT, Cultura, Transamérica, Você S/A, Adnews, Galileu, Playboy entre outros.
Como produtor de conteúdo já cobriu eventos como SXSW, Adobe Summit, IBM Amplify e IBM Interconnect, Viva Technology, Futurecom e Google Cloud Summit. Já foi jurado ou organizador nos prêmios iBest, Top Blog, MVMob, WebCelebBrasil, Melhores da Websfera e Blog Talent Show do youPIX, Pororoca da ABRADi, Concurso Cultural IBM Brasil, Concurso de Mídia boo-box, Peixe Grande, Web Got’s Talent da W3C, Campus Future, Hackaton Ford, Pitch Fights da Virada Empreendedora, Prêmio Digital, Prêmio ABRADi Profissional Digital e Show Me The Code da Rocketseat.
Como consultor trabalhou para Disney, Ford, Médicos Sem Fronteiras, Biolab, Grupo ABC, Automattic, Pag Seguro, IBM, UOL Host e SEBRAE-MG. Como palestrante atendeu Bayer, SEBRAE (SP, MG e MT), Volkswagen, Banco do Brasil, Vivo, SAP, Fleury, Espaço Laser, DF Imóveis, TCE/SC, ABRACEM e Cupola. Como influenciador digital fez trabalhos para Ford, Axa Seguros, SAP, XP, Google, McDonald’s, Huawei, Votorantim e Gafisa.
Você precisa de alguém que consegue explicar conceitos complexos de uma forma simples e em poucos minutos de palestras consegue transmitir dicas e lições práticas que vão mudar a vida das pessoas? Você encontrou! Ao longo da minha vida de palestrante já pude ocupar o palco centenas de vezes, falando com públicos que variam de uma sala de aula a um auditório com 5 mil pessoas.
Tive oportunidade de estar em eventos reconhecidos como RD Summit, Campus Party Brasil, CONAREC, Digitalks, MELI XP, TDWC, Social Media Week, MMA Impact, CMO Summit, WordCamp e Maturi Fest entre outros. Tive o privilégio de palestrar para empresas como Bayer, Vivo, IBM, AXA, Fleury, Banco do Brasil, Gafisa, Volkswagen, XP e SAP. Às vezes para o público interno e em outras vezes falando para os seus clientes.
Sou professor na ESPM, Startse, FMUSP, PUC-RS e também fui professor titular ou convidado na FGV, UNICAMP, Mackenzie, FAAP, Cásper Líbero e PUC-SP entre outras.
Sempre falando de Tecnologia e temas relacionados como Inteligência Artificial, Inovação, Dados, Marketing Digital, Transformação Digital e Empreendedorismo. Tudo isso com a autoridade de quem trabalha há mais de 30 anos com tecnologia e já participou do time inicial ou co-fundou 7 startups.
No processo de desenvolvimento de uma palestra para um evento ou cliente eu sempre procuro conhecer quem é o público alvo, qual é o objetivo daquela palestra e quais as mensagens chave a serem transmitidas. Tudo para customizar uma experiência única, leve, divertida e acima de tudo enriquecedora.
Veja abaixo alguns exemplos base de palestras que já tenho prontas, mas se não é exatamente isso que você procura vamos conversar. Eu crio palestras sob medida dentro de qualquer temática relacionada a Tecnologia, Inovação e Negócios Digitais.
Inteligência Artificial nos Negócios
– Breve histórico da Inteligência Artificial Generativa
– Os principais modelos de LLMs (GPT-4, LLAMA 2, PALM 2, Claude 2)
– O que é possível fazer com ChatGPT e Google Bard?
– Como eu dou comandos (prompts) para uma Inteligência Artificial
– Como usar IAs generativas em diferentes serviços e processos internos (personalizado para a empresa)
– As habilidades necessárias para se adaptar às mudanças trazidas pela IA
– Outras IAs generativas e tendências de futuro
Empresa e Cultura Data Driven
– A importância da Cultura Data Driven no cenário atual
– Níveis de maturidade da Cultura Data Driven
– Data Analytics a Deep Learning – entendendo as disciplinas de dados
– Skills, ferramentas e profissionais de dados
– O impacto da liderança na adoção de uma Mentalidade Data Driven
– Construindo uma Cultura Data Driven na empresa
– Tomada de decisão baseada em dados (homem + máquina)
– Desafios e armadilhas na implantação de projetos de dados e inteligência artificial
– Princípios e técnicas para análise e compreensão do uso de dados
– Ética, vieses, anonimização e futuro dos projetos de dados
Inovação Ambidestra e Design de Futuros
– Como investir no futuro sem deixar as metas e objetivos do presente de lado?
– Como desenvolver uma cultura inovadora na empresa?
– Como trabalhar com inovação aberta, hubs de startups e corporate venture capital?
– Como funciona o design de futuros?
– O que é forecasting e backcasting?
– Como medir a inovação?
– Como fazer governança da inovação?
Tecnologias Emergentes
– Como novas tecnologias mudam o comportamento de consumo?
– Como a velocidade de adoção de novas tecnologias transforma a sociedade?
– Entenda tendências tecnológicas e seus impactos nos negócios
– Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual, SpaceTechs, 6G, Computação Quântica, Nanotecnologia
– Como se preparar para o futuro
Marketing na Era da Inteligência Artificial
– De onde vieram as inteligências artificiais generativas?
– AC / DC – O Marketing Digital Antes e Depois do ChatGPT
– Casos de uso no Marketing Digital para Criação de Conteúdos, Anúncios, Brainstorm, Análise de Sentimento e Planejamento (personalizado de acordo com o cliente)
– Crie seus próprios um prompt (comandos) – dominando a Inteligência Artificial
– Outras ferramentas de Inteligência Artificial no Marketing: Além do ChatGPT
– Tendências do mercado: Product Marketing Manager
– Outras tendências tecnológicas do marketing para não ser pego de surpresa
Produtividade, Alta Performance e Gestão do Tempo
– Quais são as causas da Procrastinação?
– Como definir melhores metas?
– Como organizar e priorizar minhas tarefas?
– Como usar Inteligência Artificial na Produtividade?
– Como ter um Home Office produtivo?
– Como otimizar reuniões?
– Como definir e cumprir melhores prazos?
– Como melhorar a produtividade da equipe?
– Aprenda a lidar com previstos e imprevistos e torne você e sua empresa mais produtivos.
Transformação Digital na Prática
– Desvendando a Mentalidade Digital
– A Desmaterialização e o Pensamento Centrado no Usuário
– Storytelling Digital
– O Papel dos Dados na Tomada de Decisões
– Evolução da Cultura Organizacional em Ambientes Digitais
– Equilíbrio entre Transparência e Privacidade nos Negócios
– Impacto dos Algoritmos de Redes Sociais
– Inovação e Modelos de Negócios Digitais
– Metodologias Ágeis e Growth Hacking
– Desafios e Habilidades para a Liderança Digital
Negócios Digitais e Empreendedorismo
– Quais são os Modelos de Negócio digitais?
– Conheça o Business Model Canvas e o Lean Canvas.
– Aprenda sobre MVP, POC, Pivot e criação de Produtos Digitais
– Aprenda a gerenciar Times Remotos
– Domine Canais Digitais para divulgar seu negócio.
– O que terceirizar, o que manter em casa?
– Que ferramentas e metodologias podem te ajudar a alavancar sua startup?
– Quais são as principais métricas de sucesso do empreendedorismo?
– Como fazer a transição de Executivo para Empreendedor?