Maria Flávia Bastos
Maria Flávia é palestrante, professora das áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral e autora dos livros “Educação e Empreendedorismo Social: Um encontro que transforma cidadãos” e “Não Manual de Empreendedorismo”.
Foi finalista do prêmio Ethos-Valor Econômico sobre Responsabilidade Social das Empresas e Desenvolvimento Sustentável, é doutora em Administração com foco em Negócios Sociais pela PUC-MG e já foi conferencista de eventos nacionais e internacionais.
Como professora de graduação e pós-graduação, coordenou a criação da Fortuna, primeira agência experimental de empreendedorismo social em cursos de graduação tecnológica no Brasil, com metodologia própria. Também foi escolhida para desenvolver os treinamentos dos 12 mil não voluntários do setor de comidas e bebidas da Copa do Mundo de 2014.
Alguns temas de palestras de Maria Flávia Bastos
A Alma é o Segredo do Negócio
Falta de tempo. Cobranças em excesso e busca pela perfeição. Violência e acúmulo de atividades. É nesse contexto de extremos e excessos que vão se perdendo elementos fundamentais para a saúde mental e emocional humana: a reciprocidade, o acolhimento, a intuição.
Nesta palestra, Maria Flávia vai tocar em sentimentos que têm sido esquecidos pelo homem contemporâneo.
Sem qualquer tipo de pieguice ou demagogia – ou sem um tom de aconselhamento –compartilha aprendizados de pessoas e empresas que provocam no participante, a coragem de ser protagonista da própria vida.
É um aceno para que possamos dar asas aos nossos propósitos, para descobrirmos os nossos desejos profissionais de maneira mais íntima e verdadeira.
Liderança Inspiradora
(Trans)formar o ambiente de trabalho em algo que motive e garanta a autoestima das pessoas em suas mais diversas necessidades emocionais é um dos grandes desafios das empresas que pretendem humanizar-se mais.
A palestra é uma tentativa de alertar as lideranças de irem à busca de uma gestão mais humanizada, centrada nas pessoas e na amorosidade, no respeito.
De maneira lúdica e provocativa, são abordados temas como a revalorização do capital humano nas organizações que terão, por consequência, trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados.
Professora dos dois mais importantes institutos de educação executiva do Brasil, Maria Flávia é referência no desenvolvimento de grandes líderes do país. Por isso consegue alinhar os desafios da gestão contemporânea a um discurso prático.
Desaprender e reaprender: Desafio das pessoas e organizações.
Saber desaprender é fundamental para enfrentar cenários complexos.
Lidar com o novo requer aprendizagem, “desaprendizagem” e reaprendizagem. Mas será que pessoas educadas em um modelo tradicional de educação sabem aprender?
Cooperação no novo mundo
A proposta da palestra é refletir como o cooperativismo pode ser esse valor transversal em nosso cotidiano e nossas habilidades, ou seja, quando as pessoas cooperam uma com as outras, criamos um hábito ou uma vivência e, ainda, uma aptidão que se passa a ter.
Saber ouvir, conviver com ideias diferentes e falta de consenso podem ser caminhos para essa vivência que é certo, sempre se traduz em mais inovação.
A moderna educação: novos hábitos, velhos valores
Em 2020, o cenário global e, especialmente, as previsões no Brasil provocaram-nos a mudar e explorar novas perspectivas sobre a educação.
Buscamos respostas para a pergunta: como construímos caminhos para um futuro de inovação e reinvenção em meio a um cenário de instabilidade? Esse cenário da educação exige que o educador conheça, de forma prática, as principais metodologias educacionais.
Tendências na educação com foco no aluno, numa proposta que englobe o convite à novos questionamentos que, sobretudo, possam resolver os desafios locais e globais que se apresentam.
Novos Tempos: como as pessoas aprendem?
Essa palestra discute caminhos de conexão a diferentes esquemas de aprendizagem e os comportamentos contemporâneos reativos aos estímulos para aprendizagem.
Faz-se necessário discutir com o educador sobre a complexidade e demandas geracionais, e, quais experiências metodológicas podem contribuir com os desafios da nova sala de aula.
Outros temas:
Atitude Profissional
A Era das Pessoas
Profissional Inovador
O Jeito Brasileiro de Atender
Educação Empreendedora
A Ansiedade e a Economia do Afeto
Empreendedorismo Cooperativo
Educação Humanística e Empreendedora: Uma Realidade Possível