Guilhermo Santiago
Nascido em Herval, no Rio Grande do Sul, Guilhermo Santiago sempre teve interesse pela música, construindo sua primeira flauta aos 9 anos. Pouco tempo depois, ao completar 14 anos, deu início à sua pesquisa sonora e cultural. Morou em diversos Estados brasileiros, além de ter convivido com tribos indígenas. Atualmente, ele toca 116 instrumentos. Também já viveu em diversos países da América do Sul, como Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Peru.
Responsável pela criação do inovador Método S.O.M. (Sistema de Organização Musical), Santiago já beneficiou milhares de pessoas em seu crescimento profissional e pessoal, tanto no Brasil quanto no exterior.
Guilhermo Santiago acumula experiência em cursos de Coaching, sendo certificado pelo ICC – International Community Coaching (Lambent do Brasil) e tem formação em Programação Neurolinguística (PNL). De forma prática, utilizando-se do Método S.O.M, o profissional aprofunda o efeito sonoro no organismo do indivíduo e em sua mente.
Também é diretor da Musaikos – Música Funcional, comercializando os produtos do Método S.O.M. (trilhas sonoras, projetos organizacionais, produção e gravação de música para Educação Ativa).
Mais detalhes:
– Diretor da Royes Consultoria em Desenvolvimento Humano LTDA;
– Diretor da Musaikos – Música Funcional;
– Criador do Método Sistemático de Organização Musical – S.O.M.;
– Coach certificado pelo ICC – International Community Coaching (Lambent do Brasil);
– Co-autor dos “Manuais de Treinamento & Desenvolvimento”
– Co-autor do “Manual de Gestão e Pessoas” (Ed. Gente 2002);
– Colaborador da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento;
– Colaborador da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos;
– Experiência docente em diversas empresas nacionais e internacionais;
– Ministra Palestras e Workshops de Desenvolvimento através da musicalidade;
– Practitioner em Programação Neurolingüística;
– Professor e Pesquisador sonoro.
Todas as palestras do músico Guilhermo Santiago têm como objetivo promover experiências significativas aos seus participantes, refletindo, de forma prática, sobre reais mudanças de comportamento do indivíduo na sociedade e consigo mesmo, pois é possível resgatar valores como ética, moral, convivência etc.
São utilizadas atividades musicais, mas a forma de condução de cada palestra varia de acordo com a sua dinâmica, podendo ser utilizadas garrafas, “contações” de histórias e percussão corporal.
Sugestões de abordagens
– Liderança e proatividade: você está no comando para que junto com o restante da comunidade promova a mudança;
– Cooperação – todos fazem parte: através do som coordenado por um maestro acontece a Harmonia da música;
– Disciplina, atenção, concentração, foco e comprometimento são itens necessários para que a orquestra dê certo. Cada indivíduo tem sua importância no todo;
– Motivação e engajamento: ao saberem que juntos formam uma orquestra, cada um com seu som distinto, as pessoas fazem parte de um todo, um sistema equilibrado;
– Visão holística do sistema;
– Importância do todo e de cada um como indivíduo (a sua nota musical; ou sua contribuição no processo de um objetivo) é fator fundamental, pois sem sua atuação (sua nota) é impossível atingir o objetivo (executar a música).
– Trabalho em equipe;
– Respeitar as diferenças (só é possível executar uma música se as notas forem diferentes e isso faz a diferença);
– Competências socioemocionais: estaremos lidando com um grande número de pessoas que não entendem de música, e eles estarão executando uma música importante e respeitada inclusive nos meios acadêmicos musicais.
O que é A Arte do “In” Possível
São trabalhados temas para abrir caminho a uma série de reflexões sobre o dia a dia, inclusive com a nova configuração – o novo normal, resgatando valores que são compatíveis com a empresa e outros valores que são do cotidiano, como Ética, convivência etc.
Ideal para trabalhar a cooperação entre os indivíduos, autoestima, proatividade, trabalho em equipe e o respeito/valorização de cada integrante de um time, promovendo uma visão holística do sistema.
O que é Do Coração à Atitude
Destinada às equipes que necessitam sair da zona de conforto, promovendo um despertar profissional e, consequentemente, pessoal. A partir dela, o público é o protagonista, trazendo para si o conceito de responsabilidade.
Mudar para inspirar. Para ter uma visão clara de possibilidades, é necessário olhar o todo, pois somente dessa forma se torna possível escolher a melhor atitude e agir para fazer a diferença.
O que é Com-Tato, a Humanização do Humano
São quarenta minutos, em média, de conversa produtiva, enfrentando o cenário atual e aceitando um futuro imprevisto e como lidar com isso. É justamente neste ponto que podemos trazer ensinamentos, tomar coragem (agir com o coração) e partir para a ação (movimento). Utilizamos aplicativos específicos para teleconferências, onde são mescladas músicas funcionais com reflexões sobre flexibilização em situações adversas.
Músicas funcionais, ou ativas, são responsáveis por reações em nosso organismo e em nossa psique. Algumas músicas são executadas ao vivo e mescladas com melodias desenvolvidas por Guilhermo a partir do exclusivo Método S.O.M (Síntese de Organização Musical).
Guilhermo Santiago uniu, portanto, dois lados de seu trabalho: o palestrante e sua empresa Musaikos com seus produtos sonoros.
Sugestões de abordagens:
– Criatividade em tempos de crise;
– Como enfrentar o imprevisível;
– Flexibilidade;
– Adequação a novos caminhos;
– Parcerias humanas;
– Liderança;
– Solitude X solidão;
– Buscando o novo, a nova sociedade pós-pandemia;
– Olhar cooperativo;
– Identificação de líderes.