Lala Deheinzelin
ORIGENS: ARTE E COMUNICAÇÃO
Lala foi criada em meio à cultura e as artes, e deu seus primeiros passos profissionais no teatro, na dança e na publicidade, adquirindo um vasto conhecimento em direção nas artes cênicas, cinema e televisão.
Sempre interessada em solucionar os problemas da sociedade, em paralelo às atividades de direção, Lala dedicou-se aos estudos da transdisciplinaridade e linguagem simbólica, e depois interessou-se por estudos do futuro, tornando-se a única brasileira associada à World Future Society, que deu a ela o título de Futurista e, em seguida, se tornou uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC – SP, parte do United Nation Millennium Project.
Aproximou-se naturalmente do Terceiro Setor até se tornar assessora da presidência do Sebrae Nacional, chegando também ao sistema ONU, como conselheira especial de projetos relacionados à Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento, passando a acompanhar esses temas nos 4 continentes do mundo, tornando-se então pioneira em Economia Criativa no Brasil.
LALA FUTURISTA
Em 2008 Lala fundou o Movimento Crie Futuros, uma das poucas técnicas de estudos de futuro centrados em perspectivas socioculturais, que foi apresentado como case de inovação em reuniões voltadas à investigação do futuro, nos Estados Unidos, México, Espanha, China, Japão, Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina. O Movimento esteve em oito países de 2008 a 2009 e resultou em uma série de atividades nos anos seguintes, uma delas foi o lançamento em 2012 do Desejável Novo Mundo (português/ inglês e coreano), livro em que a Lala fala sobre a vida em 2042, na Rio + 20.
METODOLOGIA PRÓPRIA
Em 2014, criou e coordenou, a convite da ESPM-Sul, a primeira Pós Graduação em Economia Criativa e Colaborativa. Desde então, vem sistematizando seus conhecimentos num sistema de gestão de processos para as mudanças de modelos socioeconômicos do século XXI, uma metodologia baseada em Estudos de Futuro e 4 Novas Economias (Criativa, Compartilhada, Colaborativa, Multimoedas), que denominou Fluxonomia 4D.
Palestrante desde a juventude Lala Deheinzelin tem mais de 500 palestras realizadas nos 4 continentes do mundo.
Lala abre o caminho para a inovação que seu negócio precisa e veste seus stakeholders com as lentes necessárias para enxergar o futuro por meio da Fluxonomia 4D, metodologia que é fruto de mais de 2 décadas do estudo de Lala em corporações, governos, organizações, fundos e sistema ONU por 4 continentes. Composta por um conjunto de ferramentas destinadas a viabilizar futuros desejáveis nas Novas Economias (Criativa, Colaborativa, Compartilhada e Multimoedas), a Fluxonomia 4D é uma metodologia que vem sendo buscada por cada vez mais organizações, com aplicações diversas de inovação em gestão de negócios, projetos, carreiras, desenvolvimento de produtos e serviços, estratégias, lideranças, entre outras.
O conteúdo das palestras da Lala pode ser customizado de diversas maneiras e abordar temas de maior relevância para seu negócio, como:
o novos comportamentos e atitudes em determinada área de atuação;
o tendência e aplicação das novas economias em segmentos distintos, como educação, saúde, transporte, finanças, artes, entre outros;
o formas de se trabalhar e se relacionar no futuro emergente;
o mudanças que vão do desenvolvimento humano a processos e gestão de projetos, organizações e países.
A Palestra da Lala tem até 2h de duração, com opções de customizações diversas e podem ser realizadas em qualquer lugar do Brasil.
Alguns dos formatos de apresentações:
Novas economias e o futuro do seu setor
Num mundo exponencial amplia a visão dos participantes com lentes 4D: quatro dimensões (cultural, ambiental, social e financeira) que se abrem em um mundo de infinitas possibilidades. Revela a existência de recursos e resultados abundantes, sendo o financeiro apenas um deles.
Oportunidades do presente e futuro do trabalho
“Se tudo fosse possível, como você desejaria que as coisas fossem?” Baseada na percepção de que “O futuro é fruto dos sonhos do passado e escolhas do presente”, evidencia a importância da criação de visões positivas de futuro e vai além, estimulando a criação de futuros com soluções sustentáveis.
Inovando através da Economia Criativa e Colaborativa
Explica o momento atual de transição, demonstrando como a solução pode estar na inovação combinada a uma visão de futuro e novas economias: criativa + compartilhada + colaborativa + multivalores.