Tande
Tande integrou a seleção brasileira masculina de vôlei medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, no que foi o primeiro ouro de esportes coletivos da história brasileira. Atuou também nos jogos olímpicos de 1996, em Atlanta e em Sidney – 2000. Com a seleção brasileira, além do ouro olímpico venceu a Liga Mundial em 1993 e o World Super Four.
Tande é um grande exemplo de carreira vencedora, e que passou por inúmeras transformações. Na quadra, mesmo tendo sendo campeão olímpico, mundial, 3 vezes campeão brasileiro, e um dos melhores jogadores de todos os tempos, resolveu encarar um novo desafio e foi para o vôlei de praia.
Nessa modalidade, foi eleito o Rei da Praia em 1999, além de ter sido campeão do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e do Circuito Banco do Brasil.
Após encerrar sua carreira como jogador se reinventou novamente, aceitando o convite da Rede Globo para integrar a equipe de comentaristas e apresentadores do canal, onde também apresentou os programas Corujão do Esporte e Esporte Espetacular.
Palestra Tande – A Vida é um Jogo
Em sua palestra, Tande fala de sua experiência no esporte e faz analogias com o mundo corporativo. Fala sobre sua carreira de sucesso e como conseguiu superar as adversidades que apareceram pelo caminho, e todas as mudanças de sua vida, seja na vida profissional, trocando a quadra pela praia, e depois pela TV, como na vida pessoal, na qual ele teve que se distanciar dos maiores bem de sua vida – sua família – para focar na carreira e entregar alegria para as pessoas.
Em sua apresentação, trata de temas como:
- A vida é um jogo! (as semelhanças da vida de um atleta e da vida empresarial);
- O jogo é hoje! (estar preparado para quando a oportunidade chegar);
- Aprendizado (trocar o certo pelo incerto?);
- Treinamento;
- Inspiração;
- Vitória (depois de uma boa preparação – objetivo final);
- Equipe;
- Importância da comunicação;
- Não existe impossível;
- Mudanças;
- Fundamentos;
- Saque;
- Passe;
- Levantada;
- Ataque;
- Bloqueio;
- Defesa;
- Técnico (acreditar no seu comandante, pois ele vê o jogo de fora e também joga junto com você);
- Marcar pontos;
- Vibrar;
- Pedir tempo (parar o jogo na hora certa, para tentar arrumar e ver os nossos erros);
- Virar o jogo;