Oliver Stuenkel
Professor de Relações Internacionais da FGV em São Paulo e um dos principais analistas políticos da América Latina
Também é pesquisador do Carnegie Endowment for International Peace (CEIP) em Washington DC, um dos principais centros de pesquisa dos EUA, e do Instituto de Política Pública Global (GPPi) em Berlim. Autor dos livros BRICS e o Futuro da Ordem Global e O Mundo Pós-Ocidental, que se tornaram referência na área e foram traduzidos para diversos idiomas. Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos e suas consequências políticas e econômica.
Possui uma presença expressiva nas mídias sociais, com um total de mais de 300 mil seguidores no Twitter, Instagram e outras. Colabora frequentemente com veículos como o New York Times e o Financial Times, além de fazer aparições regulares em canais nacionais como Globo e Globonews e canais internacionais como BBC, AlJazeera, ZDF e CNN. Tem participação frequente nos principais podcasts do Brasil tanto no setor de noticias (Café da Manhã e O Assunto), mercado financeiro (Os Sócios) e entretenimento.
Exemplos de palestras recentes:
– Brasil: Cenários econômicos e políticos para 2023
– Quais os principais riscos políticos e econômicos na América Latina nos próximos anos?
– Os impactos da Guerra na Ucrânia para a economia global
– Como o cenário político e econômico afetará o agronegócio brasileiro?
– O futuro da democracia
– A desglobalização e o futuro da globalização
– A Guerra Tecnológica entre os EUA e a China
– Como superar a polarização destrutiva?
Para garantir análises geopolíticas econômicas de alto padrão, Oliver participa regularmente nos principais encontros geopolíticos do mundo, como o Munich Security Conference (MSC), que reúne lideranças políticas e intelectuais que pautam o debate internacional. Dentre seus clientes estão Banco Santander, Banco Modal, EQI, Tullet Prebon, Indo Suez, Banco BTG Pactual, CM Capital, ZMPi Agro, Castrolanda, Ambev, Statkraft, White Martins, AMCHAM, Cruz Vermelha e o Banco Alemão de Desenvolvimento. Está disponível para palestrar e mediar debates fluentemente em inglês, português, alemão, espanhol e francês.