Daniela Klaiman é futurista, palestrante e consultora especialista no comportamento do consumidor e um dos principais nomes do futurismo do Brasil e da América Latina.
Formada em ‘Tecnologia e Futurismo’ pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pós-graduada em ‘Pesquisa de tendências’ pela Universidade de Barcelona, foi diretora de Consumer Insights e Tendências da Box1824 durante 5 anos, Manager de Consumer Insights na Nike Espanha e é professora de Coolhunting e Futurismo da Universidade ESPM de São Paulo há 12 anos.
Com mais de 15 anos de experiência trabalhando com comportamento do consumidor e novas tecnologias, é a fundadora e CEO da FutureFuture, uma empresa líder em previsão e estratégia que ajuda líderes e organizações da Fortune 500 a se prepararem para futuros complexos.
Daniela realizou mais de 600 palestras nos últimos anos falando para diversas audiências em todo o mundo, incluindo na TV Globo, como apresentadora do programa O Novo Normal. Ela também participou de eventos, fóruns, debates, painéis e reuniões em centenas de empresas, incluindo Visa, Bayer, Google, Ambev, Walmart, Itaú, etc, além de ser uma convidada frequente em programas de televisão e podcasts. Alguns formatos de palestras
A grande maioria das mudanças que estão acontecendo agora no mundo pós-pandemia já estavam previstas e por isso é mais do que possível planejar se preparando para o futuro, ou seja Future Ready. Precisamos todos estar preparados para o futuro, hoje. Essa é a nova mentalidade. Essa talk traz 4 grandes áreas que sofrerão imensas mudanças daqui pra frente, e que as empresas e marcas precisam começar a atuar imediatamente: o Novo Consumo (varejo e comportamentos), o Novo Social (relação com marcas, relevância e comunidades), o Novo Corporativo (Impacto positivo e ESG) e as Novas Realidades (mixed reality e Metaverso)
O capitalismo como sempre existiu não vai funcionar no futuro. Ele precisa mudar, se adaptar e incluir uma imensa gama de novas tecnologias, soluções, formatos e players para continuar soberano. Quais são essas mudanças potentes que vão acontecer em nosso sistema econômico, legal, comercial e industrial? E como fazemos para nos mantermos relevantes e nos adaptarmos e nos transformarmos rapidamente para que nossas empresas possam não apenas sobreviver mas encontrar novas e lucrativas formas de fazer negócios?
Os líderes mais bem-sucedidos do mundo são aqueles com capacidade de gerenciar o presente e inovar para o futuro e isso requer um novo tipo de pensamento estratégico. Uma talk que pretende demonstrar como os líderes podem aproveitar as ferramentas estratégicas de um futurista para estimular a criatividade e a inovação voltadas para a criação de cenários futuros. Essa palestra fornece metodologias e uma estrutura adaptável para pensar como um futurista, repensar o risco e saber quando agir e ajuda a descobrir sua própria capacidade de prever o que está no horizonte e usar essa maneira de pensar para criar o seu próprio futuro desejado
Em breve deixaremos de diferenciar o real do virtual ao nosso redor. Tecnologias como Realidade Aumentada, aquela tecnologia do PokemónGo, realidade virtual, aquela tecnologia do óculos e holografia, aquela em que é possível projetar qualquer coisa em qualquer lugar em 3D, fazem com que elementos digitais invadam nosso cotidiano e criem novas camadas de interação e novas de realidade. Como elas funcionam? Para que serve cada uma delas? Como será esse mundo com muitas realidades? Como funciona esse universo? Já estou atrasado? Como minha empresa pode estar dentro da maior tendência dessa década? Todas essas perguntas serão respondidas através de uma linguagem simples e acessível, cases e números do mercado emergente.
Uma das tecnologias mais poderosas que existe está alcançando novos marcos incríveis. Essa tecnologia – a inteligência artificial – está remodelando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, saúde, educação e até mesmo nossas relações uns com os outros. O que está no horizonte para a IA? E o que você podemos esperar e com o que devemos nos preocupar agora? O que sua empresa precisa para conheça agora sobre IA? Essa palestra explica como essa tecnologia funciona, quais as possibilidades e oportunidades que ela oferece e os perigos irreversíveis que ela pode causar
Peter Diamandis, fundador da Singularity e um dos maiores investidores e empreendedores do mundo tem uma frase famosa: “Para ganhar um bilhão de dólares, encontre a solução para o problema de um bilhão de pessoas!” Se vc vender a solução para esse problema por 1 dólar já será bilionário. Esse é o principio do chamado Negócio de Impacto, uma nova forma de encarar o mundo corporativo, as obrigações sociais e óbvio a sustentabilidade do planeta. Todas as empresas e indústrias terão que migrar para esse modelo a médio prazo, que é muito mais inovador, tecnológico e sustentável. Assim, vemos um novo capitalismo surgindo: capitalismo de stakeholder. Que não foca mais em agradar apenas o acionista, mas sim os consumidores, a sociedade, os colaboradores e o planeta também
O Brasil é um dos maiores e mais importantes players do agro no mundo, mas é importante saber que esse segmento irá sofrer grandes transformações daqui pra frente impulsionadas pelos novos hábitos dos consumidores, novas formas de produção de alimento, as gerações mais conscientes, o aquecimento global, a insustentabilidade dos níveis de poluição e novas diretrizes impostas pelo ESG e políticas de sustentabilidade.
Pra onde deve caminhar esse mercado afinal? Quais tecnologias irão moldar esse desenvolvimento nos próximos anos? O que preciso saber para inovar nesse mercado tão tradicionalista?
O futuro do trabalho está sendo muito falado na mídia mas existem muito mais dúvidas do que respostas. Qual é o cenário real? O que irá realmente se transformar? As máquinas irão roubar nossos trabalhos? Quais são os skills necessários para os colaboradores do futuro? Uma talk que aborda o futuro por todos os ângulos de nossas vidas relacionados ao futuro do trabalho e levanta cenários possíveis e caminhos para entendermos essa transformação e como acompanhar tudo isso de uma posição de vantagem.
O varejo é uma das áreas que mais está em transformação por conta da digitalização do mundo e do consumidor. Mais do que nunca é preciso pensar em estratégias para se manter na frente e engajar as pessoas com experiências além do produto e serviço oferecido. Mas qual é o horizonte nessa área? Quais são as mudanças imediatas que precisam ser feitas? E em um mundo onde o e-commerce cresce cada vez mais, efetivamente qual é o futuro dos pontos de venda? Entenda quais os rumos que o varejo precisa tomar para seguir relevante no futuro próximo.
As tecnologias irão transformar drasticamente as cidades. Novos meios de transportes, 5G, sensores, transformações radicais nas famílias e formatos de moradia, reuso da água, sustentabilidade, solidão e qualidade de vida são alguns dos assuntos contemplados nessa talk, que faz um desenho de como serão as cidades do futuro e explora como podemos fazer para ter uma vida mais harmônica, eficiente e melhor nas cidades.
Você sabia que o modelo atual de educação global (escolas e universidades) foi criado durante a revolução industrial com o objetivo de formar mão de obra qualificada para as fábricas? É por essa razão que o nosso modelo atual de educar está precisando se transformar radicalmente. Essa talk traz a problemática e mostra cases, tecnologias, formatos e caminhos possíveis de futuro e novas metodologias de aula para enxergarmos como construir um modelo que prepare as pessoas para a vida e não apenas para o trabalho.
Estamos vivendo um momento histórico onde os valores femininos estão pela primeira vez sobrepondo os masculinos. Uma inversão enérgica muito poderosa que vem para curar as dores deixadas pelo excesso de pragmatismo e racionalidade que foram usadas pelo gênero masculino para trazer o ser humano até o nível de desenvolvimento que enxergamos hoje. Quais as consequências dessa nova era para os negócios, política, economia e comportamentos? O que muda para todos? E como os homens também precisam se transformar para saber lidar com esse novo momento.
Como nascem as tendências? Como podemos saber o que o consumidor quer para antecipar esse desejo? Como prever o que está por vir dentro de 2 a 5 anos? Como moldar o planejamento das empresas, marcas , produtos e comunicação para atender a isso?
Essa talk ensina a identificar no seu dia-a-dia o que é “cool”, como funciona a pesquisa qualitativa, como as tendências se iniciam, como se espalham, como ler o comportamento do consumidor e as mudanças nos mercados