Rossandro Klinjey
Palestrante, escritor e Psicólogo Clínico
É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
Alguns formatos de palestras de Rossandro Klinjey:
Um erro comum na educação é acreditar que as formas e métodos que deram certo no passado vão responder às questões do presente e do futuro. O naturalista britânico Charles Darwin convenceu que o vencedor da seleção das espécies não foi o mais forte, e sim o mais adaptável. Por isso mesmo, as mudanças geracionais exigem adaptações e modificações constantes por parte dos educadores. Não que tudo tenha de ser revisto ou revogado, mas que as mudanças são necessárias e devem ser bem-vindas. A geração atual é impaciente, não espera processos e busca gratificações instantâneas.
Seus relacionamentos têm vínculos de outra ordem, como os das redes sociais, além de ter dificuldades em lidar com promessas e gratificação futuras. Como a educação é processual, e isso não mudou, muitos se sentem desestimulados a acreditar e esperar pelos resultados que ela oferece. O que motiva essa sensação? Como reconfigurar os interesses pelo saber? É o tema a ser discutido nesta palestra.
Público alvo: pais, educadores e alunos com mais de de 15 anos de idade.
O trabalho tem um papel central na vida das pessoas, podendo contribuir tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para o desenvolvimento de doenças. Hoje, vemos muito frequentemente que o professor está doente. Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão da direção, violência, demandas de pais de alunos, bombardeio de informações, desgaste físico e, principalmente, a falta de reconhecimento de sua atividade são algumas das causas de estresse, ansiedade e depressão que vêm acometendo os docentes brasileiros (Revista Educação, 2007).
Entretanto, quando se constata a existência do sofrimento de um trabalhador em relação ao seu ofício, não há uma imediata tradução deste sofrimento em nosografia psiquiátrica. O foco tem de ser nas soluções, nas muitas formas como podemos não ser vítimas de um processo que tem nossa participação. Público alvo: educadores.
Os pais servem de modelo não só por meio de interações diretas com seus filhos, mas através dos exemplos que estabeleceram com a sua atitude e comportamento no seio da família e no mundo exterior. Ao abordar as suas preocupações, compartilhando suas vidas, e mantendo uma perspectiva construtiva, os pais podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal de seus filhos.
Os modelos são, muitas vezes, objeto de admiração e emulação. Através de suas qualidades pessoais e realizações, os pais podem inspirar seus filhos, com a sua presença e interação regular, ao mesmo tempo em que servem como modelos consistentes na evolução emocional de seus filhos. Mas, se é inquestionável que pais e mães inspiram, não é certo que o fazem sempre de forma positiva. Seus defeitos, vícios, medos e desequilíbrios também servem de modelo para seus filhos. Ou seja, para o bem ou para o mal, seu filho irá copiá-lo. . Público alvo: pais e mães. Esta palestra tanto se aplica a realidade escolar como organizacional.
A dinâmica das sociedades sempre muda e, com ela, os papéis que ocupamos no cotidiano das organizações. O líder tem uma profunda importância na gestão de pessoas, na capacitação do capital humano, objetivando reter talentos, despertar a maturidade no indivíduo. A má gestão da liderança acarreta insucesso dos objetivos, a falha no alcance das metas e, consequentemente, o fracasso da equipe. Existe atualmente uma nova tônica no papel do líder.
Ele deve ser proativo, inspirador e competente, enfatizando as vantagens do trabalho em equipe, incentivando a integração entre os membros do grupo como forma de promover e alcançar metas e resultados. Para tanto, nos dias de hoje, a liderança tem de ser objetiva e assertiva na relação com os liderados. O bom clima no trabalho e funcionários satisfeitos implicará positivamente os resultados da organização. Público alvo: líderes e gestores.
Ética e cidadania são dois conceitos fundamentais à sociedade humana. Ética e cidadania estão relacionadas às atitudes dos indivíduos e à forma como estes interagem uns com os outros. Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois, desta forma, o indivíduo pode cumprir os seus direitos políticos. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que, cada vez mais, a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais. A ética e a moral exercem uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano.
Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania. Como resultado, temos um cidadão competente eticamente, o que o habilita a capacitar-se tecnicamente para exercer a excelência e profissionalismo no mundo do trabalho. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização. Quando realizada apenas para lideres, se explora a particularidades da liderança ética.
Você já esteve com tanto medo de fracassar em algo que decidiu não experimentá-lo em tudo? Ou será que o medo do fracasso significa que, inconscientemente, você minou seus próprios esforços para evitar a possibilidade de um fracasso maior? Muitos de nós provavelmente já experimentou isso em um momento ou outro. O medo de fracassar pode ser paralisante- levando-nos a não fazer nada, e, portanto, resistir a avançar. Mas, quando nós permitimos o medo brecar o nosso progresso na vida, é provável que percamos algumas grandes oportunidades ao longo do caminho.
Nesta palestra, vamos examinar o medo do fracasso: o que significa, o que ele faz e como superá-lo para desfrutar o verdadeiro sucesso no trabalho e na vida. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
O mundo está passando por profundas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, nas quais se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas. Esta nova ordem mundial “afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”.
Os efeitos da falta de motivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, podem acarretar graves problemas, tanto para as organizações quanto para as pesso. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
A filosofia de uma instituição é construída sobre um rico legado de governança. Muitos de seus pressupostos já existiam antes mesmo de serem determinados pela legislação, mostrando que a organização em questão esteve na vanguarda de seu tempo. Mas, as organizações são feitas de pessoas, de modo que sempre serão elas que capitaneiam essa visão de futuro.
É imprescindível manter sempre o caráter essencial de uma corporação em torno de valores baseados na transparência, integridade, profissionalismo e responsabilidade, num movimento em que todos se esforçam para melhorar estes aspectos, o que permite converter oportunidades em realizações, através da capacitação e motivação adequada, promovendo um crescimento saudável ao desenvolvimento de recursos humanos. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização. Especialmente lideres e gerentes.
Um processo de vendas de sucesso começa por olhar e ouvir o cliente com todo o foco que ele necessita, percebendo o que ele quer, ao invés de focar apenas no que você está tentando vender ou na meta do mês. Isto permite que você personalize a maneira como apresentar seu produto ou serviço para corresponder as necessidades individuais de cada cliente. Este tipo de “solução de venda” é uma técnica muito mais poderosa do que simplesmente tagarelar um discurso padrão, repetido como mecanicamente, tal qual um operador de call center, para toda pessoa que entra no seu negócio.
Sua mensagem de vendas pode destacar exatamente como seu produto se adapta ao seu cliente, enfatizando os pontos que você tem como vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, quanto mais você souber sobre as motivações do seu cliente, mais você poderá mostrar o quanto seu produto é o que ele necessita. Público alvo: vendedores e qualquer pessoa que tenha que atingir metas.
Delegar aos outros, ao destino ou à sorte é a forma mais ineficaz de construir o sucesso pessoal. Como o próprio nome revela uma obviedade, ele é pessoal e intransferível. Por isso, se sua vida ou carreira não estão como você gostaria, saiba que elas estão assim por sua causa e somente você pode mudar isto. Para tanto, primeiramente, assuma responsabilidade por sua própria vida.
Não se culpe nem se justifique, apenas se transforme e transforme sua vida naquela que você sonha. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
Tratando do tema da motivação focada no serviço público. O mundo está passando por profundas transformações nas esferas política, econômica, social e humana. A globalização alcança praticamente todos os países e tem causado mudanças importantes nas relações sociais, nas quais se incluem as transformações na força de trabalho e na reorganização do mercado mundial, atingindo e influenciando as organizações, tanto públicas quanto privadas. Esta nova ordem mundial “afeta praticamente a todos, de uma ou outra maneira, positiva ou negativamente”. Os efeitos da falta de motivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, podem gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas.
Neste contexto, há uma demanda social pela requalificação do serviço público como ordem do dia, exigindo o repensar das práticas administrativas. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.
Num mundo que prega a juventude como sendo a melhor época da vida, amadurecer virou pecado mortal. Todavia, depois de passada a euforia do forever young (para sempre jovem), pesquisas e mais pesquisas provam, a cada dia, o valor inestimável e agora calculável da maturidade. Profissionais maduros demoram a decidir mais que os jovens. Em contrapartida, erram muito menos em suas decisões, o que termina sendo mais vantajoso para a empresa.
Num mercado em que a mão-de-obra fica cada vez mais escassa, manter ou até mesmo trazer de volta profissionais experientes tem se mostrado uma decisão acertada. Além disso, fica patente o quanto uma equipe com várias faixas geracionais, como as das Gerações Baby Boomer, X, Y e Z, com características específicas e complentares, criam um ciclo virtuoso de eficiência. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público).
A filosofia de uma instituição é construída sobre um rico legado de governança. Muitos de seus pressupostos já existiam antes mesmo de serem determinados pela legislação, mostrando que a organização em questão esteve na vanguarda de seu tempo. Mas, as organizações são feitas de pessoas, de modo que sempre serão elas que capitaneiam essa visão de futuro.
É crucial manter sempre o caráter essencial de uma corporação em torno de valores baseados na transparência, integridade, profissionalismo e responsabilidade, num movimento em que todos se esforçam para melhorar estes aspectos, o que permite converter oportunidades em realizações, através da capacitação e motivação adequada, promovendo um crescimento saudável ao desenvolvimento de recursos humanos. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização, (inclusive ambiente escolar e serviço público)
O profissional de saúde é um cuidador por excelência, e tal tarefa pode ser estressante, contribuindo para o desenvolvimento de vários transtornos, inclusive a depressão. Estudos mostram um número cada vez maior de relatos da piora no estado de saúde desses profissionais, especialmente dos que trabalham em saúde pública. Daí a importância de se discutir e repensar novas formas de enfrentar o encargo da prestação de cuidados.
Médicos(as), enfermeiros(as), outros(as) profissionais de saúde e as pessoas envolvidas no cuidado precisam estar atentas para o quanto a tarefa pode estar afetando sua saúde e bem-estar, pois pode-se chegar a um ponto em que o profissional saia da condição de cuidador para a de paciente a ser cuidado, caso seja negligenciado o cuidado consigo mesmo. Público alvo: palestra especialmente feita para profissionais de saúde (médico, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, etc.)