Maria Tereza Maldonado
Maria Tereza Maldonado possui formação em psicologia pela PUC-RIO, e mestrado em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Trabalha principalmente com temas relacionados a relacionamentos interpessoais, desenvolvimento pessoal, construção da felicidade e da paz e gestão de conflitos.
Publicou mais de 40 livros que já venderam mais de um milhão de exemplares. Alguns deles são adotados por muitas escolas, para a leitura dos alunos do Fundamental II. Nos últimos anos participou em inúmeros programas de TV e rádio, como Encontro com Fátima Bernardes, Domingão do Faustão, RJTV, Jornal da Record, Fantástico, Jornal Nacional, Rádio CBN, além de entrevistas nas principais revistas e jornais do país, como Revista Veja, Isto É, Época, Pais e Filhos, Cláudia, etc. Abaixo alguns cursos realizados pela profissional:
Cursos Livres
– Dealing with difficult conversations – Program on Negotiation, Harvard Law School, 2012.
– Curso de Formação de Negociadores – Fundação Getúlio Vargas, 2003.
– Teatro – Casa de Cultura Laura Alvim e Casa da Gávea – com Beatriz Junqueira, Suzana Kruger, Paulo Giardini, Paulo Betti, de 2004 a 2007.
– Música (piano, percussão, voz, escaleta, sanfona)– Centro Musical Antonio Adolfo, Oficina de Música Universal na ProArte e na Maracatu e aulas particulares – com Antonio Adolfo, Ondine de Mello, Cristóvão Bastos, Itiberê Zwarg, Ajurinã Zwarg, Joana Duah, a partir de 1995.
Principais Atividades Profissionais
– Colunista do portal SPC seção “Meu bolso feliz” (2014-16)
– Docente do Curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ, 2004.
– Colunista da revista Vida do Jornal do Brasil, 2003-05.
– Vice-presidente da Cruzada do Menor (ONG que trabalha com projetos sociais), desde 2000.
– Consultora do programa “A Paz Começa em Casa”, da Pastoral da Criança, 1999.
– Membro do Conselho Deliberativo da ABTH – Associação Brasileira Terra dos Homens (ONG que trabalha com projetos sociais), de 1996 a 2013.
– Colunista da revista “Remédios Caseiros” (Ediouro), com o tema “Vida em Família”, 1994-96.
– Membro da World Association for Infant Mental Health, de 1989 a 2010.
– Membro da American Family Therapy Academy, de 1987 a 2013.
– Membro da Associação Brasileira de Terapia de Família, desde 1996.
– Membro do Comitê de Ensino da Sociedade Brasileira de Medicina Psicossomática, 1980.
– Coordenadora do Núcleo Materno-Infantil da 33a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia/RJ, 1975-79.
– Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Santa Úrsula, 1972-75.
– Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, 1972-84.
Alguns formato de Palestras de Maria Tereza Maldonado:
Construindo a felicidade e o bem-estar
Como treinar ser feliz? Os estudos de neurociência mostram que é possível construir felicidade mesmo em épocas difíceis por meio de ações simples no dia-a-dia. Nesta palestra, você saberá como o hábito da gratidão, a visão positiva dos acontecimentos, a transformação da mágoa e da raiva e a boa qualidade dos relacionamentos, entre outros fatores, contribuem para a saúde física e mental, construindo a sensação de bem-estar.
Nas trilhas da vida (Palestra-show)
“Problemas são oportunidades de criar recursos para viver melhor”.
Celebrando a vida, desde a infância até a maturidade, essa palestra-show dá dicas para enfrentar os principais desafios que encontramos no caminho, aprimorando o desenvolvimento pessoal e a qualidade dos relacionamentos familiares, sociais e profissionais. Saiba mais.
trilhas
Teias (Palestra-show)
Um trabalho diferente: a autora encena seu próprio livro! O que podemos fazer quando estamos enredados nas teias de preconceitos, ciúmes, mágoa, destempero e tantas outras? Com adaptação e direção de Beatriz Junqueira e direção musical de Itiberê Zwarg, Maria Tereza encena trechos de seu livro Teias e canta músicas de sua autoria, que mostram caminhos para sair das teias que nos aprisionam em relacionamentos difíceis.
Transformando conversas difíceis em diálogos eficazes
Como conseguir o que queremos, com pessoas complicadas ou em situações difíceis, e ainda assim cuidar do relacionamento? Nesta palestra, com músicas especialmente compostas para o tema, examina-se o conceito do “Não positivo” de W. Ury e suas aplicações práticas nos relacionamentos profissionais e familiares, abordando os recursos de comunicação que possibilitam transformar conversas difíceis em diálogos eficazes para resolver problemas em conjunto.
Bullying e Cyberbullying – O que fazemos com o que fazem conosco?
Onde estão as fronteiras entre brincadeira, implicância, agressão e perseguição implacável no comportamento de crianças e adolescentes? Como orientá-los para o uso responsável da redes sociais, em casa e na escola? Essa palestra aborda os recursos de educação em valores que podem ser desenvolvidos para prevenir as ações de bullying e cyberbullying, integrando-os em um programa antibullying que favorece a boa qualidade dos relacionamentos.
O bom conflito: Juntos buscaremos a solução!
É possível utilizar a divergência para gerar soluções satisfatórias para ambas as partes, melhorando a qualidade dos relacionamentos na família, na escola e no trabalho! Aprenda a atacar o problema sem atacar as pessoas, a aperfeiçoar a boa escuta para aumentar a confiança e a colaboração para resolver o problema, a desenvolver clareza e eficácia na comunicação para encontrar os pontos em comum nas divergências.
Maturidade – mudança do olhar, renovação dos projetos
Depois dos 50, entramos na “segunda idade adulta”. Como viver plenamente essa etapa da vida? Por meio de belas imagens e músicas especialmente compostas para esse tema, há sugestões práticas para revitalizar o cérebro, melhorando a auto-estima, renovando projetos de vida, minimizando o risco de sofrer de depressão e de ansiedade, cuidando da vida afetiva e dos relacionamentos sociais.
Transformando obstáculos em caminhos
Se você não pode mudar uma situação, mude sua atitude com relação a ela! Aprenda a usar seu poder interior para construir ou revitalizar relacionamentos, trabalho, áreas de interesse, desenvolvimento de habilidades. Nessa palestra interativa, por meio de imagens, músicas e frases inspiradoras, você encontrará indicações práticas para fazer o seu próprio roteiro de viver melhor.
Vida profissional & vida pessoal – o equilíbrio difícil, porém possível
Nessa palestra motivacional, as pessoas “multitarefas” encontrarão caminhos para integrar os diversos aspectos da vida buscando o equilíbrio entre produtividade e bem-estar, aprendendo a criar tempo para um convívio de boa qualidade, compartilhando tarefas e encarando os desafios de desenvolver novos modelos de relacionamento.
Parceria família-escola: a importância dos limites e da educação em valores
Qual a diferença entre autoridade e autoritarismo, limites indispensáveis e repressão indevida, castigos e consequências? O que fazer para reverter a onda de desrespeito crescente, na relação pessoal e no uso das redes sociais? Limites claros, consistentes e colocados no momento certo ajudam crianças e adolescentes a lidar bem com a frustração, a ter consideração e respeito pelos outros, a pensar alternativas possíveis, desenvolvendo a criatividade e a inteligência social.
A oportunidade das crises
Na travessia das crises, a pergunta-bússola é: O que posso fazer de melhor para abrir bons caminhos? Essa palestra oferece dicas para adotar uma postura vencedora, em vez de se deixar abater pelo desânimo e pelo pessimismo. Crises em pessoas, organizações e países nos oferecem oportunidades de revisões, renovação e inovação, fortalecendo nossa competência para enfrentar as adversidades.
Educando crianças e jovens para a paz e a solidariedade
Paz é cuidar bem de si mesmo, dos outros, e do ambiente em que vivemos. Essa palestra indica caminhos para expandir a capacidade amorosa e aprender os princípios básicos da “administração da raiva”, canalizando a agressividade para fins construtivos em crianças e jovens, com o objetivo de formar gerações de pessoas não-violentas e solidárias.
Dos primeiros anos de vida à adolescência – pais e educadores no século XXI
Para enfrentar os desafios do século XXI, precisamos estimular a criatividade, as ações inovadoras e o espírito empreendedor. As raízes dessas competências se encontram nos primeiros anos de vida, e se desdobram no decorrer da infância e da adolescência. A palestra aborda também as ações que estimulam a empatia e a expansão da capacidade amorosa, a inteligência dos relacionamentos e a resiliência essencial para viver bem em um mundo que passa por enormes transformações.
O bom convívio nas novas famílias
Segundo o censo demográfico mais recente, a família clássica “casal com filhos” deixou de ser maioria no Brasil. Quais as características, dificuldades e possibilidades de cada tipo de família (com pais casados, separados, solteiros, viúvos, recasados, com filhos biológicos e/ou adotivos)? Nessa palestra, fazemos um divertido passeio por cenas do cotidiano, falando sobre os ingredientes da “boa briga”, dos “acordos de bom convívio” e do fortalecimento do vínculo amoroso em cada uma dessas composições familiares.