Mauricio Morgado
É sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, professor da FGV-EAESP, ligado ao GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP e atua nas áreas de consultoria em marketing e vendas, CRM, internet marketing e treinamento em marketing, vendas e varejo.
Foi autor e co-organizador do livro “Varejo – Administração de Empresas Comerciais” da Editora SENAC (1997), autor da dissertação “Internet como mídia de marketing direto no Brasil” (1998) e da tese “Comportamento do consumidor online: perfil, atitudes e uso da Internet” (2003).
Tendências de Varejo
Esta palestra explora mudanças no ambiente, as consequentes tendências de mercado e as 14 Respostas do Varejo a esse cenário:
- Preocupação com saúde
- Lojas para consumidores mais velhos
- Poder de compra dos baby boomers
- Busca da conveniência
- Presença brasileira no mercado internacional
- Lojas de fábrica em nova versão
- Auto-serviço poupando tempo
- Foco no preço
- Varejo popular
- Mega-moda
- Mega-luxo
- Varejo multicanal
- Hiper-segmentação
- Experiência de compra
Visual Merchandising
Ideal para indústrias e empresas de promoção e trade marketing que desejem entender a dinâmica do consumidor (ou shoppper, como preferem alguns) no ponto-de-venda. Após o treinamento a equipe comercial ou de merchandising saberá como melhor explorar os materiais promocionais e os locais para exposição de mercadorias no varejo. Os conteúdo básicos são:
- Ponto focal
Como os olhos “trabalham” no ponto de venda
- Layout de loja
Desenho do piso, paredes e iluminação
- Padrões de circulação
Maneira como o consumidor se desloca dentro do ponto de venda
- Aplicação de materiais promocionais
Onde utilizar cada material promocional no ponto de venda
- Cross-merchandising
Desenvolvimento de pontos de exposição adicionais