Ricardo Neves
Consultor
Estratégia, comunicação, marketing e liderança e desenvolvimento organizacional com três décadas de experiência internacional de trabalho em conjunto com equipes dos mais variados portes e setores, incluindo empresas, organizações governamentais, ONGs e agências de cooperação para o desenvolvimento como o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas ( PNUD), Banco Mundial, etc.
Empreendedor Social
Com o envolvimento em várias iniciativas de impacto social, ele foi recebido como membro da Ashoka Innovators for the Public, uma ONG internacional que apóia 3600 empreendedores sociais em quase uma centena de países.
Autor
Autor de sete livros sobre inovação e mudança, entre eles o mais recente Sensemaking: Leadership by Purpose (Neo 21, 2021) e Time to Think Outside the Box (Elsevier, 2009)
Orador público
Palestrante experiente com mais de trinta anos na estrada com palestras para o público corporativo e organizações em geral, com foco em mudança e inovação de forma muito pessoal, bem humorada, e ao mesmo tempo construtivamente provocativa e contra-intuitiva.
No ambiente de elevada incerteza e de perspectiva de aprofundamento da crise político-econômica com que encaramos o próximo ano, Ricardo Neves traz para o público corporativo uma palestra que se propõe a ajudar a identificar e melhor compreender cenários e próximas etapas da crise brasileira.
Ricardo Neves analisa e explica como a crise atual é resultante de uma conjunção complexa de problemas estruturais do Brasil, que não existe solução mágica e nem de curto prazo e que, por essas razões, não cabe às empresas esperar que tenhamos uma volta ao business as usual. Pelo contrário, o futuro no médio prazo é de nos dirigirmos para um “novo normal”.
Nesta perspectiva, Ricardo Neves, de forma motivacional, instigante e positivamente provocativa, mostra que a melhor estratégia para as empresas é se adiantar e aproveitar de maneira proativa a crise como um tempo para “pensar fora da caixa”, acelerar o ritmo das inovações e das mudanças, tanto em seus negócios quanto em termos de mentalidade de seus colaboradores.
Palestra Sensemaking: Liderança por Propósito – Para navegar um mundo de complexidade exponencial do mundo pós-pandemia
Ricardo Neves preparou uma palestra para inspirar e motivar os colaboradores e funcionários nas empresas a partir de seu novo livro recém lançado intitulado SENSEMAKING: LIDERANÇA POR PROPÓSITO.
Neste seu novo livro, Ricardo aponta caminhos inovadores para liderança e suas equipes que visam principalmente a apoiar a transformação incessante da mentalidade das empresas, transformação que inexoravelmente vamos precisar para poder nos ajustar e navegar um mundo onde a complexidade exponencial é o novo normal.
A palestra de Ricardo será oferecida em tempo real e transcorrerá a partir de Berlim, Alemanha. Ricardo é consultor de estratégia, comunicação e marketing com quase três décadas de serviços prestados para empresas de classe mundial e organizações internacionais de fomento e promoção do desenvolvimento, como o Banco Mundial e agências das Nações Unidas. Autor de sete livros de negócios, entre eles Tempo de Pensar Fora da Caixa (editora Elsevier Campus, 2008). Foi colunista em vários veículos da mídia com destaque para revistas Época, Época Negócios e jornal O Globo, no período entre 2006-2017 e com isso tornou-se conhecido como pioneiro da pauta editorial de inovação e mudança no Brasil.
É diplomado em Estudos Avançados em Ciências da Comunicação com especialização em Comunicação Estratégica pela Universidade NOVA de Lisboa (2018), Mestre (M.Sc.) em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1988) e engenheiro eletrônico pela PUC-Rio (1978). Atualmente é residente em Berlim de onde atua como consultor em projetos de inovação e transformação sistêmica por toda a União Europeia.
Palestra Lucro, Pessoas e Planeta. ESG: a nova agenda de liderança e impacto corporativo.
Objetivos:
– motivar, inspirar e facilitar a transformação da mentalidade da equipe
– ativar em cada colaborador o potencial de enfrentar desafios de mudanças sistêmicas
Programas de Capacitação e Desenvolvimento de Liderança Sensemaking
O Mix compreende articulação de atividades (palestras, workshops, mentoring, coaching e apoio consultivo)
Etapas:
1) Comunicação Estratégica
– Conceitos centrais
– Análise de casos inspiradores
– Desenvolvimento para desafios concretos
2) Gestão Impacto e Propósito
– Evolução e quadro conceitual atual
– Análise de casos inspiradores
– Desenvolvimento de agenda prática
3) Gestão e Processos Decisórios Colaborativos
– Metodologia Mindset Transformation Process
– Exercício coletivo e colaborativo de construção de nova mentalidade estratégica