Rubens Sant’Anna
Formado em arquitetura e urbanismo, iniciou sua atuação no meio acadêmico através de diversas especializações, nas áreas de Branding, Psicologia do Consumidor e Gestão Empresarial. Idealizou dezenas de cursos na área de Trade Marketing, que atualmente formam gestores dos ramos varejistas e industrial em todo Brasil. Possui 10 anos de experiência em projetos de Trade Marketing, tendo atuado para empresas como Johnson&Johnson, Ambev, São Paulo Alpargatas, Grendene, Coca-Cola, Souza Cruz, entre muitas outras.
É professor na ESPM das disciplinas de Trade Marketing, Shopology – O Consumidor no PDV, Gestão de Varejo de Moda e Franchising, Trade Marketing e Shopper Insights e Gestão de Produtos e Marcas. Idealizou o primeiro curso do mercado especializado em canais de venda (Trade Day), ministrado em São Paulo.
É também palestrante de atuação nacional, consultor empresarial, articulista e escritor (co-autor do livro “Trade Marketing – Pontos de Vista Expandidos” e autor do livro “Planejamento de Trade Marketing”).
Através de treinamentos e palestras, os objetivos estratégicos previamente traçados são difundidos à toda organização, de forma a obterem adesão em nível operacional e tornarem-se parte de seus processos, promovendo assim a verdadeira transformação.
Utilizando as mais modernas técnicas de Neuromarketing e Inteligência Criativa, Rubens Sant´Anna traz às empresas e às pessoas um novo olhar para questões profundas e essenciais, impactando diretamente na forma como serão percebidas e no seu legado à sociedade.
Alguns temas abordados:
Trade Marketing
Uma das áreas que mais cresce no mercado, recentemente considerada uma das posições com maior procura por profissionais capacitados, o setor Trade Marketing é parte essencial do organograma de indústrias e redes varejistas de bens de consumo. Desmistificar a área, apresentar seus principais objetivos e ferramentas são alguns dos tópicos abordados nessa palestra, indispensável para empresas que desejam máxima eficiência no ponto-de-venda.
Merchandising e Shopper Marketing no PDV
Diversos estudos comprovam que mais de 50% das decisões de compra acontecem no ponto-de-venda. De ferramenta operacional, o Merchandising passa a ser cada vez mais estratégico, demandando ações inovadoras e de alto impacto. Tal eficiência passa diretamente pela compreensão do processo decisório do Shopper, identificando suas motivações e drivers de compra. Com mais de 10 anos de experiência em projetos de ativação de ponto-de-venda, Rubens Sant´Anna é um dos maiores experts no assunto, proporcionando à sua empresa uma visão ampliada e efetiva sobre o tema.
Tendências do Varejo
Disputa com o e-commerce, baixa fidelidade dos consumidores, concorrência cada vez mais acirrada, margens operacionais cada vez menores: esse é o ambiente competitivo em que os varejistas estão inseridos no século 21. Proporcionar às empresas a compreensão das principais tendências de consumo e como elas irão impactar o negócio varejista é o foco dessa palestra, que irá fornecer as bases para uma profunda revisão de práticas antigas, abrindo as portas para a inovação.
Shopper Insights
Do momento em que identifica uma necessidade, passando pela avaliação das possibilidades até a efetivação da compra, uma série de acontecimentos e percepções conscientes e inconscientes nos levam a optar por um produto em detrimento de outro. Em muitos casos, um processo extremamente veloz; em outros, podendo levar até mesmo anos. Compreender como ocorre a decisão de compra é um dos maiores desafios de profissionais de Marketing e Vendas. A palestra ensina técnicas altamente efetivas e cientificamente comprovadas para compreender como acontece esse processo, oferecendo aos gestores uma valiosa ferramenta para o gerenciamento de suas marcas, produtos e categorias.
Neuromarketing aplicado
Diversos experimentos de mapeamento cerebral levaram neurocientistas da atualidade a uma descoberta estarrecedora: 95% de nossa mente é inconsciente. Por mais que tentemos conhecer as verdadeiras motivações das pessoas, é praticamente impossível que tenhamos acesso a elas através de pesquisas convencionais, que agem no processo consciente. Ao tomar ciência desse fato, foi necessário ao Marketing rever drasticamente sua forma de abordar os consumidores, dando origem à disciplina de Neuromarketing. A palestra traz as principais tendências e achados sobre essa área que irá revolucionar a forma como as marcas dialogam com seu público-alvo.
Inovação
Pesquisas apontam que mais de 90% dos produtos lançados são melhorias ou revisões de itens já existentes, os chamados “me toos”. A obsolescência programada da indústria de bens de consumo a obriga a estar constantemente criando melhorias, porém as inovações de verdade, ou disruptivas, não acontecem ao acaso. Exigem que as empresas abram mão de seus paradigmas, corram riscos e coloquem a inteligência criativa como foco de sua atividade. De forma direta e objetiva, a palestra aborda os principais fatores críticos e barreiras internas para o sucesso do processo de inovação, proporcionando aos gestores não apenas ferramentas, mas também inspiração para promoverem as mudanças necessárias.